A Bahia tem quatro cidades entre as 10 mais violentas do Brasil com população superior a 100 mil habitantes, segundo o Attlas da Violência 2017. Entre as cidades baianas que estão no ranking nacional estão Lauro de Freitas, (2º), Simões Filho (5º), Teixeira de Freitas (7°) e Porto Seguro (9º), contabilizando as taxas de homicídio e mortes violentas com causa indeterminada.
Os dados, que foram divulgados nesta segunda-feira, 5, pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), consideram o período entre 2005 a 2015. Neste último ano da pesquisa, a média foi de 92.5 homicídios a cada grupo de 100 mil habitantes, segundo o estudo.
No geral, a Bahia tem oito cidades entre os 30 municípios mais violentos do país. Além das quatro primeiras já citadas, as cidades baianas de Barreiras (14º), Camaçari (15º), Alagoinhas (18º), Eunápolis (19º) e Feira de Santana (30º) completam lista.
Lauro de Freitas, município da Região Metropolitana de Salvador (RMS), tinha em 2015 uma população de 191.426 habitantes e ficou atrás somente da cidade de Altamira (PA). O município da RMS computou, no ano referente, 177 homicídios e 10 Mortes Violentas com Causa Indeterminada (MCVI).
Fonte: A Tarde


