Camaçari recebe novos profissionais de saúde

Recepção de profissionais da saúde no auditório

Os Profissionais que atuarão na rede do SUS (Sistema Único de Saúde) em Camaçari, por meio do Programa de Residência Médica e Multiprofissional, foram recepcionados na manhã desta segunda-feira (09/02), no Auditório da Segov (Secretaria de Governo).
A chegada do programa a Camaçari é fruto do empenho do prefeito Ademar Delgado e reforça a atenção básica do Município, de forma a qualificar ainda mais o atendimento de saúde oferecido à população.
Os 12 especialistas, que incluem médicos, enfermeiros, dentistas, fisioterapeutas, educadores físicos e sanitaristas atuarão como perceptores, supervisionando os residentes pós graduandos em Saúde da Família.

Recepção de profissionais da saúde no auditório
Recepção de profissionais da saúde no auditório

Inicialmente, serão atendidas a UBS (Unidade Básica de Saúde) Nova Aliança, as USFs (Unidade de Saúde da Família) da Piaçaveira e do Parque das Mangabas e a unidade de saúde escolar do CAIC (Centro de Atenção Integral à Criança), no bairro Phoc III. Os residentes estão sendo selecionados pelo Ministério da Saúde e chegam ao Município no dia 02 de março.

Além da qualificação do atendimento, já que a partir do Programa de Residência Médica e Multiprofissional as equipes de saúde da família das unidades contempladas serão duplicadas e cada uma atenderá até 2 mil pessoas e não mais 4 mil, como ocorre atualmente, outro grande ganho com a implantação do programa é a expansão do Grupo de Apoio à Saúde da Família.

Atualmente, o Grupo funciona com recursos municipais e atende os bairros Novo Horizonte, Nova Vitória, Parque Florestal e Ponto Certo, com equipe multiprofissional, o que aumenta a oferta de especialidades nas USFs. A proposta é que seja formada mais uma equipe para atender os bairros contemplados pelo programa de residência e a localidade de Machadinho.

No Município, o Programa de Residência Médica e Multiprofissional é realizado por meio da parceria entre o Ministério da Saúde, a FESP (Fundação Estatal Saúde da Família) e a Prefeitura. A cidade de Dias D´Ávila também é contemplada.

Acolhimento
Na manhã desta segunda-feira, profissionais da Sesau (Secretaria da Saúde) apresentaram aos 12 especialistas, que atuarão como perceptores, as particularidades do Município, como características da população, estrutura da rede de atendimento da Secretaria e informações sobre o funcionamento dos espaços. O secretário da Saúde, Washington Couto, também fez questão de recepcioná-los.
Ao longo do mês de fevereiro, os novos profissionais conhecerão as unidades nas quais trabalharão e se prepararão para o acolhimento dos residentes, em março.

Fonte: Ascom / PMC