A história dos trabalhos parlamentares em Camaçari se confunde com a própria história do município, quando por decreto real a Aldeia do Divino Espírito Santo passou ao status de Villa de Nova Abrantes do Espírito Santo em 1758. Com a emancipação da Vila, foi criada a Casa da Câmara e Cadeia, que era o prédio público em que abrigava os vereadores, e capitão-mor e o procurador.
A Câmara nos moldes de hoje, surgiu 190 anos depois da antiga Casa da Câmara e Cadeia, em 21 de março de 1948, e contou em sua primeira sessão com 8 vereadores, sendo sete homens e uma mulher.Por 43 anos a Câmara Municipal de Camaçari funcionou na sala de audiências da prefeitura, até que em 1991 passou a funcionar em prédio próprio, no local que funciona até os dias atuais.
Para o atual Presidente da Casa, o vereador Marcelino (PT), a Câmara é uma instituição muito importante para Camaçari. “Precisamos saudar todos os ex-vereadores e presidentes da Câmara que fizeram dela uma instituição consolidada, independente do Poder Executivo. A nossa missão agora é aproximar cada vez mais o cidadão do legislativo”, afirmou.
O vereador Wilton de Ferrinho (SD), atual vice-presidente da Casa, declarou que acredita no trabalho baseado na democracia e transparência. “Com esta legislatura que estamos tendo agora, esperamos que a Câmara continue com o trabalho democrático que vem fazendo”, acrescentou.
O vereador Oto da Farmácia (PSD) também disse que o município merece festejar os 67 anos de dedicação de uma instituição forte e conectada com o povo.
Já para o vereador Elinaldo (DEM), o aniversário da Câmara é um momento de festa da democracia. “É um momento de reflexão dos caminhos que devemos seguir para melhor servir o nosso povo, que ainda hoje sofre muito com a falta dos serviços básicos”, concluiu.
Fonte: Ascom / Câmara