Câmara Municipal de Camaçari inicia mobilização para o retorno do REIQ

- Publicidade -
Stand

O presidente da Câmara Municipal de Camaçari, Júnior Borges (DEM), junto a vereadores da Casa Legislativa, estão em uma agenda constante pautada na luta pelo retorno do Regime Especial da Indústria Química (REIQ).

Nesta segunda-feira (17), acompanhado do vice-presidente da Casa Legislativa, Dilson Magalhães Jr. (PSDB) e do vereador Gilvan Souza (PSDB), o chefe do Legislativo Municipal se reuniu com o deputado federal Cláudio Cajado (DEM) para tratar do assunto.

O encontro faz parte de uma estratégia que busca manter milhares de empregos de baianos e brasileiros, pois, com a extinção do alívio fiscal para o setor – suspensa pelo Governo Federal por meio de uma Medida Provisória publicada no dia 31 de dezembro de 2021 – estão sob risco de deixarem de existir. A estratégia consiste em mobilizar forças políticas para lutar pelo retorno do regime, através da convocação de deputados e senadores para unirem forças mais uma vez em defesa da causa.

O deputado Cláudio Cajado ouviu as preocupações dos parlamentares de Camaçari e ofertou o seu apoio na busca pela reativação do REIQ.

Essa Medida Provisória acaba com os benefícios do REIQ, comprometendo a competitividade do setor químico. Com isso, a população, sobretudo de estados e municípios que têm a indústria como fonte de renda e geração de emprego, poderá sofrer grande prejuízo. Mas nós vamos lutar de novo. Contem comigo. Vamos mais uma vez a Brasília lutar pela manutenção dos benefícios fiscais, lutar pelos empregos e pelo desenvolvimento econômico de Camaçari”, sinalizou.

Júnior Borges agradeceu pela receptividade, convidando o deputado federal a levar a pauta ainda mais longe. “Obrigado por nos receber e por sinalizar positivamente ao nosso pedido para que faça essa interlocução com o Ministério da Economia, com a Casa Civil(…)pois queremos continuar mostrando a importância e sensibilizar o Governo Federal no sentido de prolongar um pouco mais o REIQ no Brasil. É importante para toda a nação, principalmente pra nossa cidade de Camaçari, por conta da matriz econômica ser basicamente a indústria química”, observou Júnior Borges.

O parlamentar destaca ainda a mobilização em andamento no âmbito federal, fazendo referência à Frente Parlamentar da Química, que reúne, além de políticos, sindicatos patronais e laborais, bem com entidades representativas da indústria nacional, que atuam no fortalecimento do manifesto pela manutenção do REIQ. Alinhado com este intuito, Júnior Borges está disposto e decidido a encampar novamente esta mobilização que, no ano passado, conseguiu evitar a aprovação da MP que extinguia o REIQ por ocasião da tramitação na Câmara Federal e no Senado.

O desafio, desta vez, é trazer o desconto tributário de volta, mais uma vez contando com o apoio de nomes como o presidente nacional do DEM, ACM Neto; o prefeito de Salvador, Bruno Reis; o presidente do Legislativo da capital baiana, Geraldo Júnior; o prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo; entre outras autoridades que se comprometeram com a causa no ano passado e devem repetir a contribuição nesta nova mobilização.

Fonte: Política Livre

Compartilhar:

Otorrino

Destaques

Mais Notícias
Notícias

Ex-diretora penal presa por facilitar fuga é encontrada em estado grave

Ex-diretora do Conjunto Penal de Eunápolis, Joneuma Silva Neres,...

Campanha é organizada para apoiar dono de estofaria após incêndio

No último domingo (19), um incêndio devastou a estofaria...