Para prestar um melhor atendimento psicossocial para crianças e adolescentes com transtornos mentais, o prefeito Ademar Delgado determinou a implantação do CAPSi (Centro de Atendimento Psicossocial Infância e Adolescência). A medida atende à solicitação feita por mães de jovens e adolescentes ao gestor de Camaçari, que fez questão de monitorar de perto as ações.

Empenhado, o prefeito solicitou à Sesau (Secretaria da Saúde) celeridade na implantação e viabilizou as condições, como estrutura física, equipamentos e contratação de profissionais. Tudo pronto, a unidade será inaugurada em março. No entanto, os pacientes cadastrados na rede, com idade de zero a 17 anos, já são atendidos na nova unidade. O CAPSi atenderá a demanda espontânea após a inauguração.
A nova estrutura tem deixado muito feliz a dona de casa Elisângela Silva, de 39 anos, mãe do pequeno Henry David Barbosa, de 9 anos, que é autista. “É uma realização ter esse local com todos os atendimentos especializados. Agradeço ao prefeito Ademar Delgado ter cumprido o prometido”, frisou.
Elisângela Silva foi uma das mães de crianças atendidas no Cesme (Centro Especializado em Saúde Mental) que participou de um encontro com o prefeito Ademar Delgado e solicitou um local específico e mais apropriado para o atendimento psicossocial de crianças e adolescentes.
O CAPSi é destinado a crianças e adolescentes com transtornos mentais graves, a exemplo de autismo, psicose e TDHA (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade). Matriculado no centro, o paciente passa por uma avaliação terapêutica singular, quando são identificados os problemas e prescritas atividades, oficinas e dinâmicas específicas para o quadro apresentado.
O atendimento no CAPSi é diversificado e os pacientes contam com diversos especialistas, como médico psiquiatra, psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, musicoterapeuta, artistas plásticos, fonoaudiólogos, terapeuta de família, educador físico, psicopedagogo, enfermeiro e técnico de enfermagem.
Atualmente, as equipes trabalham na conclusão da instalação de equipamentos. A sede do CAPSi está localizada na rua Abrantes, número 379, no bairro Inocoop. Para ser atendido, basta procurar a unidade após a inauguração, munido dos documentos pessoais.
Fonte: Ascom / PMC