CCZ realiza mutirão de vacinação neste sábado

Foto: Divulgação

Com objetivo de intensificar as ações de erradicação da raiva transmitida ao homem pelos animais, a Sesau (Secretaria da Saúde), por meio do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), realiza neste sábado (23/08), um mutirão de vacinação para cães e gatos em Machadinho e no Parque Real Serra Verde, através da Campanha Nacional de Vacinação Preventiva Contra Raiva Canina e Felina. A ação acontece das 8h às 14h.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Este será o primeiro dos quatro mutirões de vacinação que vão acontecer dentro do período da Campanha iniciada no último dia 11 de agosto e que prossegue até o dia 15 de setembro.

Para que o animal receba a dose da imunização é necessário que o proprietário apresente o cartão de vacinação. Caso não possua o documento, será providenciado um na hora. A meta é atingir 80% dos domicílios que possuem cães e gatos.

A dose da vacina é destinada a animais a partir do três meses de idade que não tenham recebido nenhum tipo de vacina e aos que têm mais de seis meses e que já tenham sido imunizados contra outras doenças. A dose garante a imunização por um prazo de 12 meses.

O mutirão será realizado ainda nos dias 30 de agosto e 06 e 13 de setembro e deve contemplar o bairro Jardim Limoeiro e as localidades de Parafuso, Areias e Barra do Pojuca. Uma das datas irá contemplar dois bairros.

Para o mutirão, será montado um esquema especial com 50 agentes de endemias que atuam como vacinadores. Os profissionais serão divididos por dupla e distribuídos nos quarteirões.

De acordo com a coordenadoria do CCZ, a meta da Campanha Nacional de Vacinação Preventiva Contra Raiva Canina e Felina em Camaçari é imunizar aproximadamente 40 mil animais, entre cães e gatos. A ação é intensificada durante a campanha, mas as doses são disponibilizadas o ano todo.

A vacinação é realizada de segunda a quinta-feira, das 8h às 16h, por meio de visitas domiciliares, conforme cronograma pré-estabelecido.  Às sextas-feiras acontecem plantões de vacinação nas UBSs (Unidade Básica de Saúde) e USFs (Unidade de Saúde da Família) do Município, no horário de funcionamento das unidades, e na Associação de Moradores do bairro Dos Quarenta e Seis, das 8h às 16h.

Fonte: Ascom / PMC