A forte chuva que caiu em Camaçari desde a madrugada de segunda-feira (27/04) chegou a 100 milímetros. A previsão é de permanência da chuva até sábado (02/05) com altos volumes de água que variam de 15 milímetros na quarta-feira (29/04) a 58 milímetros na quinta-feira (30/04).
Por conta disso, o prefeito Ademar Delgado acionou a Operação Guarda-Chuva que coloca secretarias e órgãos municipais em estado de alerta para que o governo possa agir rapidamente caso ocorra alguma situação grave de alagamento ou deslizamento na cidade.
Na segunda-feira, na Sede, foram registrados alguns pontos de alagamentos, porém nenhum com danos graves. Dentre os locais afetados estão as avenidas Sul e Jorge Amado e os bairros Jardim Limoeiro, Parque das Mangabas, Jardim Brasília e Santo Antônio. As equipes técnicas da Defesa Civil fizeram as análises nos locais e o prefeito Ademar Delgado determinou que fossem adotadas as providências necessárias.
Como efeito do trabalho realizado pelo Governo com obras de drenagem e as intervenções do Programa de Urbanização Integrada na Bacia do Rio Camaçari, locais que tradicionalmente alagavam com a chuva não sofreram nenhum dano, a exemplo das ruas próximas ao canal da Manuela, da rua do Telégrafo e da avenida Tupinambás (antiga radial C).
Os munícipes que residem em áreas próximas a morros e encostas devem ter mais atenção, um dos sinais de alerta é principalmente quando a lama começa a deslizar, podendo invadir residências, o mesmo vale para aqueles que moram próximos de rios e devem ficar atentos para a possibilidade de transbordar. Diante de qualquer sinal de alerta o morador deve acionar a Defesa Civil, por meio do telefone 199. A ligação é gratuita e também pode ser feita por celular.
Dentre as ações que podem ser realizadas na Operação Guarda-Chuva estão serviços de drenagem, limpeza de bueiros e canaletas, organização do trânsito em vias alagadas, recolhimento de entulho, fiscalização do uso do solo, auxílio-aluguel e doação de colchões e cesta básica.
Integram a operação as secretarias do Infraestrutura, do Desenvolvimento Urbano, dos Serviços Públicos, da Habitação, do Desenvolvimento Social, além da Limpec (Limpeza Pública de Camaçari) e da Superintendência do Trânsito e Transporte.
Fonte: Ascom / PMC