A 26ª edição do Cinfancam (Concurso Intermunicipal de Fanfarras de Camaçari) acontece domingo (18/10), a partir das 13h. Ao todo, o concurso reúne 19 conjuntos musicais, 11 fanfarras e oito bandas marciais de 12 municípios baianos que irão se apresentar no Estádio Armado Oliveira.
O evento tem entrada franca e será encerrado com a apresentação da Bamuca (Banda Municipal de Camaçari), anfitriã do concurso e que não concorre na competição. No entanto, a banda será avaliada pela estrutura oferecida no evento, conforme o regulamento da AFAB (Associação de Fanfarras e Bandas da Bahia).
O Cinfancam terá participação de mais de 3 mil pessoas, entre participantes e telespectadores. As fanfarras competem nas categorias musical com recurso e evoluções, musical com recurso, divisão especial com evoluções, banda marcial com evoluções, banda marcial e divisão especial. Para avaliação das bandas e fanfarras serão levados em consideração os aspectos musicais e a apresentação. Além disso serão analisados o ritmo, harmonia, melodia, afinação, transcrição do arranjo, marcha, alinhamento, garbo e cobertura.
Os vencedores ganham troféus relacionados às três primeiras colocações de cada grupo. Serão premiados também aqueles se classificarem como melhor cartel, mor, regente, baliza, balizador, pelotão coreográfico e pelotão cívico, em todas as categorias.
As 19 bandas e fanfarras representam os municípios de Alagoinhas, Salvador, Ipiaú, Ruy Barbosa, Santo Amaro, Nazaré do Jacuípe, Gandú, Ituberá, Mata de São João, Feira de Santana, Ibirataia e Nova Ibiá.
O Cinfancam é promovido pela Bamuca (Banda Municipal de Camaçari), e conta com apoio da Prefeitura de Camaçari e da AFAB.
BAMUCA
Detentora do titulo de Patrimônio Cultural da Cidade de Camaçari, a Associação Cultural BAMUCA atua na área de formação de jovens, através da tradição das Fanfarras e Bandas Marciais. A banda oferece ensino de música, dança e desempenho coletivo.
Com 38 anos de história e preservação da cultura popular, a BAMUCA possui 180 integrantes, dentre estudantes, músicos profissionais e mestres de saberes, com idades entre 6 e 30 anos. Neste longo período de existência, a instituição percorreu diversas cidades baiana, apresentando-se gratuitamente e levando um pouco da diversidade cultural, além de promover o nome de Camaçari.
PROGRAMAÇÃO
Musical com Recurso e Evoluções
1 – FANJUCMA (Alagoinhas)
Musical com Recurso
1 – FAMBOSAC (Salvador)
2 – FAMUIP (Ipiaú)
3 – FAMASTER (Ruy Barbosa)
4 – FAMUPI (Salvador)
5 – CEIFARRA (Salvador)
Banda Marcial com Evoluções
1 – FANDUC (Salvador)
2 – TRADICIONAL (Alagoinhas)
3 – IMPACTO (Salvador)
Intervalo (resultado dos três primeiros grupos)
Participação especial da Fanfarra Elos de Ouro (Simões Filho)
Banda Marcial G II
1 – BAMASA (Santo Amaro)
2 – BAMJAC (Nazaré do Jacuípe)
3 – FANJUCA (Gandu)
BAMUCA IN CONCERT “O SHOW”
Banda Marcial G I
1 – DRAGÕES DA BAHIA (Salvador)
2 – NOVA GERAÇÃO (Mata de São João)
Divisão Especial
1 – FAMEB (Ituberá)
2 – FAMASP (Salvador)
3 – FAMUAM (Feira de Santana)
4 – FAMUIBI (Ibirataia)
5 – FANCENI (Nova Ibiá)
(Resultado dos três últimos grupos)
Fonte: Ascom / PMC


