Farmácias e laboratórios do município de Camaçari registraram um aumento considerável na demanda por testes para Covid-19 nas últimas semanas. Em uma rede de drogaria instalada na cidade, por exemplo, o número médio diário de exames subiu de maneira considerável nesse mês de janeiro.
A rede de farmácia preferiu não divulgar o número exato, mas garante que a demanda aumentou muito.
Em um levantamento realizado nos laboratórios da rede privada de Camaçari, a informação também é a mesma: sim, a demanda aumentou. Devido ao crescimento de pacientes com síndromes respiratórias causadas pela Influenza e pelo coronavírus, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e os Pronto Atendimento (PAs) têm atendido o dobro de pacientes.
Cerca de 30% das pessoas internadas nas unidades de atendimento da sede e costa apresentam sintomas respiratórios.
Como consequência dessa alta, cresce também a busca por medicamentos. Em 12 farmácias da cidade consultadas pela Revista Nossa Metrópole, todas falaram sobre o crescimento da demanda por antigripais desde o início do mês de janeiro.
Foto: divulgação
De acordo com a Farmácia Preço Bom, por conta da alta procura houve, inclusive, um aumento no preço dos medicamentos. Fármacos como Cimegripe, Multigripe, Dipirona, Loratadina e Ibuprofeno são os mais procurados e já se encontram em falta nas distribuidoras, afirma a rede.
“Estamos vivendo um momento difícil para repor o estoque, pois todos os laboratórios e farmácias estão tentando fazer isso quase que ao mesmo tempo”, declarou ainda um administrador de Camaçari.
Segundo informações da Drogaria Popular, também há uma alta procura fortalecimento da imunidade.
“A busca por Vitamina D, vitamina C, antialérgicos, antigripais e outras vitaminas para fortalecimento do sistema imunológico teve crescimento de 20% nas primeiras semanas de janeiro. A previsão é de que aumente ainda mais até o fim do mês”, explicou o responsável por uma unidade farmacêutica.