Defesa Civil realiza simulado de emergência em Camaçari

A Defesa Civil de Camaçari realiza nesta quarta-feira, 19 de novembro, das 9h30 às 10h30, um exercício simulado envolvendo os moradores do bairro Mangueiral, próximo ao Polo de Camaçari. O objetivo é preparar a comunidade para agir com segurança em uma eventual situação de emergência “nível 4” no Complexo Industrial, que requeira a evasão de moradores de uma suposta área de risco para um local seguro.

O treinamento faz parte do Plano de Emergência da Comunidade (PEC) e será coordenado pela Defesa Civil do município, com o apoio do Núcleo de Defesa Comunitária – Nudec, das secretarias de Educação, Saúde, Transportes, Meio Ambiente, Polícia Militar, Corpo de Bombeiro, do Comitê de Fomento Industria de Camaçari – Cofic, empresas do Polo, dentre outros parceiros
O exercício simulado vem sendo precedido de reuniões preparatórias realizadas com moradores do Bosque 3 e bairros vizinhos, líderes comunitários, professores e pais de alunos das escolas públicas situadas no bairro, além de representantes do Cofic, Nudec, das secretarias de Educação, Saúde, Meio Ambiente e Transportes do município. Os  encontros são coordenados pela Defesa Civil de Camaçari, com o suporte técnico do Cofic.

“O objetivo é preparar a Defesa Civil e o Nudec e conscientizar a comunidade para a importância de seguir as orientações de ambos em uma eventual situação de emergência nível 4 no Polo (com risco de vazamento de um gás tóxico, por exemplo). Em cenários como este, a Defesa Civil é informada através de Rádio VHF, para que proceda à evasão das pessoas que estiverem em áreas consideradas vulneráveis, de forma orientada e segura, como previsto nos procedimentos do PEC”, afirma o especialista em Segurança e consultor do Cofic, Paulo Ribeiro.

ATUALIZAÇÃO DO PEC
Atualizado recentemente em seus procedimentos, com a participação da Defesa Civil de Camaçari e Dias D´Ávila e também do Nudec, o PEC define estratégias e ações operacionais para uma atuação coordenada da Defesa Civil no processo de evasão das comunidades, em casos de acionamento do Plano de Emergência da Comunidade.

O PEC tem como meta uma integração cada vez mais forte com a Defesa Civil de Camaçari e Dias D´Ávila, que deve atuar sempre em articulação com outras instituições importantes, entre as quais diversas secretarias municipais, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

Em novembro do ano passado, os procedimentos previstos no PEC foram testados em um `simulado de mesa` realizado na Casa do Trabalho, em Camaçari, com participação da Defesa Civil dos dois municípios, do Nudec, de representantes de secretarias municipais, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros de Camaçari, empresas do Polo, dentre outros parceiros. Posteriormente, tanto a Defesa Civil quanto o Nudec passaram por outros treinamentos específicos, realizados com o suporte técnico do Cofic. IMPRENSA

APRIMORAMENTO CONTÍNUO
O treinamento no bairro do Mangueiral, onde residem cerca de 400 famílias, será o primeiro simulado dentro da comunidade, sob a coordenação da Defesa Civil do município, após a revisão do PEC. A partir de então novos simulados serão realizados anualmente, envolvendo um ou mais bairros da área de abrangência do PEC em Camaçari e Dias D´Ávila (são 22 bairros no entorno do Polo, 11 em cada município).

“Os simulados na comunidade previstos para este ano constituem passos fundamentais para o alinhamento do PEC com a Defesa Civil, que se apropriará do diagnóstico prévio de cada bairro e do planejamento para evasão. Através dos simulados, serão testados instrumentos de comunicação e também os procedimentos práticos de atuação da Defesa Civil dos dois municípios, dos voluntários do Nudec e demais parceiros envolvidos. Esses treinamentos serão de grande importância para o aprimoramento do PEC e da atuação da Defesa Civil dos dois municípios”, afirma o especialista em Segurança, Paulo Ribeiro.

“O papel da Defesa Civil é muito importante no ordenamento e orientação das pessoas num momento de emergência que requeira o acionamento do PEC e isso vem sendo trabalhado continuamente nos treinamentos, envolvendo também os integrantes do Nudec, que são voluntários residentes em vários bairros de Camaçari, próximos ao Polo, os quais dão apoio a nossas ações”, afirma o coordenador de Defesa Civil de Camaçari, Maurício Bonfim.

O Núcleo de Defesa Comunitária – Nudec é formado por 50 voluntários residentes nos 22 bairros próximos do Polo em Camaçari e Dias D´Ávila, que integram o PEC. Anualmente, eles participam de cursos, palestras e treinamentos, que visam facilitar a sua atuação dando suporte à Defesa Civil, no processo de orientação dos moradores durante o processo de evasão.

Fonte: Ascom / COFIC