Deputado cobra ações de segurança no Litoral Norte em reunião com secretário

Em reunião com o secretário estadual de Segurança Pública, Maurício Barbosa na semana passada, o deputado Alex Lima (PTN), debateu o planejamento de ações de segurança para a região do Litoral Norte baiano, conhecido ponto turístico dos soteropolitanos e turistas. Em resposta às solicitações das prefeituras de Esplanada, Rio Real, Entre Rios, Conde e Jandaíra, localidades mais afetadas pela criminalidade na microrregião, Alex propôs escala especiais de rondas nas praias. “Geralmente as praias têm uma localização desfavorável, distante do centro da cidade, o que dificulta a ação da política. Por isso, acredito que as rondas nas praias diminuirá significantemente o número de furtos, deixando banhistas e visitantes mais confortáveis”, justificou.

securedownload
O secretário estadual de Segurança Pública, Maurício Barbosa, e o deputado Alex Lima (PTN). Foto: Divulgação

Preocupado também com os frequentes casos de explosão de caixas eletrônicos que, só nos primeiros 71 dias de 2014 já somam 38 ocorrências em toda Bahia, deputado Alex solicitou melhor elaboração de enfrentamento à ações pontuais como esta. “Essas regiões são de alto potencial turístico, que vivenciam um momento de desenvolvimento econômico necessitando, urgentemente, de reforço na segurança, para continuar garantindo o avanço aos mais de 40 mil moradores”, disse.

Por sua vez, Barbosa reconheceu a necessidade de ações para a região, sobretudo nas ações pontuais, estruturais e operações especiais regionais para minorar as deficiências. Entre as ações previstas pelo secretário já para este ano está o aumento do efetivo, através do concurso para formação de 2 mil novos policiais que está prestes a ser realizado e a convocação de 600 policiais civis.

Como foco na resolução e construção de uma política diferenciada participativa, Alex reforçou também a ideia de debater com os cidadãos e representantes de órgãos competentes a situação da escalada de violência na região, buscando alternativas para o seu enfrentamento.

Fonte: Ascom / Deputado Alex Lima