sábado, 21 jun 2025

E ACM Neto começa a mirar 2022 entre Luciano Huck e Bolsonaro

- Publicidade -
Sanju da Bahia

Se nas urnas de 2020 o jogo era mais embaixo, nos municípios, a base da representação institucional, nas de 2022 será mais em cima, os planos estadual e federal. Candidatos se tornam mais ou menos competitivos quando se articulam bem cá e também lá mais em cima.

É justo isso aí para você entender a posição de ACM Neto no tabuleiro, conforme ele já vem sinalizando. Cá, se disse ‘gabaritado’ a disputar o governo. Se lançou. E lá, na condição de presidente nacional do DEM, distribui acenos para todos os lados.

Admitiu conversar com Luciano Huck, o apresentador de tevê que quer ser o inquilino primeiro do Planalto Central, e também admite conversar com Bolsonaro e até a apoiá-lo, mas se ele mudar, como sempre tem dito, ‘o Bolsonaro dos extremos, não’.

Milagre zero — Ora bolas, Bolsonaro é embirrento e nas suas birras impõe seu jeito passando por cima dos interesses de Estado, como no caso agora de não reconhecer a derrota do amigo Trump. Ele vai mudar daqui para 2022?

Interlocutores de Neto dizem que entre as interpretações dos recados dados pelas urnas deste ano sinalizam os humores do eleitorado na direção do nem PT, nem Bolsonaro. Ou seja, o pisca-pisca está no pessoal do centro.

A questão central é que Neto não tem referência, quer criar uma. Noutra banda, Rui Costa também admite tirar o PT do miolo do jogo. Mas, até lá, sabe-se lá o que vai rolar.

Jânio Natal, o que mais perdeu com queda de Álvaro Antônio

Minas Gerais lamentou ontem a queda de Marcelo Álvaro Antônio do Ministério do Turismo, por ser o único mineiro no primeiro escalão federal, mas em terras baianas o lamento mais forte foi Jânio Natal (PL), prefeito eleito de Porto Seguro.

Marcelo Álvaro é deputado federal do PL, o mesmo partido de Jânio, que foi deputado federal de 2014 a 2018, quando os dois se tornaram muito amigos.

E na campanha eleitoral o ministro se empenhou todo na campanha de Jânio. Foi a Porto Seguro duas vezes para reunir-se com o trade turístico, sufocado pelas restrições da pandemia. De concreto, abriu linha de crédito no Banco do Nordeste e prometeu:

– Jânio é o melhor para Porto Seguro. Com certeza ele contará conosco.

O apoio foi importante. O trade inteiro fechou com Jânio, que vai tomar posse dia 1º sem o anjo da guarda.

Pisca-alerta na península

Donos de hotéis e restaurantes que pensavam estar respirando mais aliviados com a flexibilização do acesso à Península de Maraú, que tem como vedetes Barra Grande, Taipus de Fora e Campinho, se dizem desanimados com os sinais da segunda onda.

De 24 novos casos registrados anteontem, 18 foram em Barra Grande. O município tem 38 casos ativos, outros 38 suspeitos e, no conjunto da obra, nove óbitos.

Covid atinge em cheio a prefeitura de Paulo Afonso

Paulo Afonso, no norte da Bahia, já na divisa com Sergipe, viveu um caso único na pandemia de Covid: o secretário da Saúde, justamente a autoridade que pilota as ações contra a Covid, acabou sendo o pivô de uma contaminação na alta cúpula do município, que pegou também o prefeito Luiz de Deus (PSD).

O secretário é Luiz Humberto. Fim do mês passado o secretário  testou positivo para a Covid, a coisa se complicou e ele foi transferido para Salvador, onde está internado. Mas a complicação pior veio depois: antes ele participou de uma reunião e tirou a máscara. Só escapou o vice-prefeito, Flávio Henrique, que estava ausente.

Sábado um grupo de pastores fez orações na porta para ver se a urucubaca sai.

REGISTROS

Traçando o futuro

Jorge Khoury, superintendente do Sebrae Bahia, presidiu ontem a quarta edição do Empreender Bahia, um fórum de debates para discutir bons caminhos para empresários, mas também desta vez para prefeitos, que terão em 2021 as dificuldades da herança da pandemia.

Cubana morre

Isabel Garcia Vilas Boas, de 51 anos, médica cubana que veio para o Brasil em 2013 no embalo do Mais Médicos e não quis voltar para Cuba, morreu de Covid em Miguel Calmon. Ela trabalhava em Serrolândia, onde o luto é geral.

Acesso restrito

Padre Renato Minho, pároco da Igreja de Nossa Senhora do Pilar e Santa Luzia, no Comércio, avisa: a missa da festa de Santa Luzia, domingo, protetora dos deficientes visuais e padroeira dos oftalmologistas, será restrita a 200 pessoas. O motivo é a Covid, claro.

Dois poços

Os dois poços em cavernas que são grandes atrações turísticas na Chapada Diamantina são palcos de posturas distintas em tempos de pandemia. O Poço Encantado, em Itaetê, está aberto, mas o Poço Azul, em Nova Redenção, está fechado. Os critérios são dos donos das fazendas.

Fonte – A tarde

Compartilhar:

JN

Destaques

Mais Notícias
Notícias