CETEP
sexta-feira, 11 outubro, 2024

Em entrevista, Elias Natan reforça que combate à dengue deve ser um trabalho conjunto

- Publicidade -
Embasa

Durante entrevista, o secretário da Saúde, Elias Natan, reforçou mais uma vez, que para vencer o Aedes Aegypti – mosquito causador de doenças, como dengue, zika e chikungunya – é necessário um trabalho conjunto entre a população e o poder público. Na oportunidade, ele ainda esclareceu dúvidas e ressaltou os avanços feitos pela pasta no enfrentamento às arboviroses no município.

De acordo com o titular da pasta, diariamente 180 agentes de combate às endemias (ACE) estão nas ruas da cidade para ajudar a combater o mosquito e a prevenir as doenças. “O trabalho desses profissionais não para, é diário. Como fruto das ações, em 2023 foram visitados 483.414 imóveis, em que 443.112 focos foram eliminados. Em 2024, já foram visitadas quase 50 mil residências”.

Porém, mesmo com a atuação dos agentes, Elias Natan ressalta que o principal ator nesse combate é a população. “Enquanto poder público temos feito nossa parte, e continuaremos fazendo. Entretanto, ninguém melhor do que o próprio morador da residência para acabar com possíveis focos do mosquito dentro da área da casa. Por isso, afirmo que se não houver um trabalho conjunto, entre população e poder público, sempre estaremos atrás do mosquito nessa batalha contra a dengue”.

Em 2023, a Secretaria de Saúde registrou 1.537 casos suspeitos de dengue, com 663 confirmações e um óbito. Este ano, até o momento, já foram notificados 90 casos, sendo 14 confirmados.

Seguem alguns exemplos de como eliminar os focos de propagação do mosquito: cobrir galões ou túneis de água; eliminar a água acumulada nos vasos e caqueiros de plantas; não estocar pneus expostos à chuva; tampar garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção; cobrir recipientes pequenos, como tampas de garrafas deixadas nos quintais ou colocando-as de cabeça para baixo; dentre outros.

Casos de terrenos baldios, com possíveis focos do Aedes Aegypti, também podem ser denunciados à Sesau através da Ouvidoria SUS, ligando para o 156 ou para a Ouvidora- Geral do Município, nos números (71) 3622-7324 e 0800 284 7325 ou pelo e-mail: ouvidoria@camacari.ba.gov.br. Outro recurso, que tem sido bastante utilizado pela população é o WhatsApp da Ouvidoria-Geral, cujo número é (71) 98137-1615.

E no caso de encontrar acúmulo de água em locais públicos ou casas e terrenos abandonados, a população pode denunciar através dos contatos (71) 99966-7361 e (71) 99981-0195.

A entrevista concedida pelo secretário da Saúde, Elias Natan, aconteceu na quarta-feira (5/3), no Programa É do Povo, da Rádio Sauipe FM 102.9. A íntegra da entrevista pode ser conferida nas redes sociais da rádio e do programa: @programa.edopovo, @sauipe.fm.

Ascom PMC

 

Arquivo Ascom PMC

Compartilhar:

NM

Destaques

Mais Notícias
Notícias