terça-feira, 09 jun 2026

Estudo liga adoçante de refrigerantes “zero” a risco de infarto e AVC

- Publicidade -

Um novo estudo publicado na revista científica Cell Metabolism acendeu um alerta global sobre os efeitos do aspartame, adoçante comum em refrigerantes diet e “zero açúcar”.

A pesquisa, conduzida por cientistas do Karolinska Institutet (Suécia) em parceria com a Universidade de Shandong (China), mostrou que o consumo equivalente a três latas por dia desse tipo de bebida pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares.

Nos testes com camundongos alimentados com 0,15% de aspartame por 12 semanas, os pesquisadores observaram:

Aumento da insulina no sangue

Formação acelerada de placas de gordura nas artérias

Ativação de marcadores inflamatórios (como IL-6, TNF-α e CX3CL1)

A inflamação desencadeada pela insulina pode acelerar a aterosclerose — condição que favorece infartos e AVCs.

Embora os dados sejam de modelos animais, os autores recomendam cautela no consumo de bebidas com adoçantes artificiais e reforçam a necessidade de estudos com humanos.

A pesquisa foi destaque no jornal britânico The Sun, com o título:
“Alerta urgente sobre refrigerantes gaseificados: ingrediente pode elevar risco de infarto e derrame.”

Folha de Góias

Compartilhar:

Destaques

Mais Notícias
Notícias