Estabelecer um ambiente de troca de experiências de gestão e, assim, constituir uma rede de inteligência colaborativa que se debruce sobre o desafio de ofertar um ensino formal ajustado à nova realidade da escola, com foco na recomposição de aprendizagens e na adequação das abordagens pedagógicas. Essa foi a proposta do painel de discussão realizado nesta sexta-feira (25/02), presidido pela secretária da Educação de Camaçari, Neurilene Martins, que reuniu gestores da pasta de várias cidades da Região Metropolitana de Salvador (RMS).
Foto: Tiago Pacheco
O encontro aconteceu no Centro Administrativo de Lauro de Freitas (CALF) e também contou com a participação do presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-BA), Raimundo Pereira.
Na oportunidade, os gestores compartilharam desafios e experiências exitosas vivenciadas em cada cidade, constatando que, em diferentes proporções, todas enfrentam problemas muito semelhantes e que a cooperação mútua é um caminho viável na busca por soluções.
A secretária Neurilene Martins apresentou dados sobre a realidade atual da oferta de ensino em Camaçari, relatando o crescimento exponencial na procura pela rede pública este ano, bem como os impactos desta ampliação na demanda por transporte escolar e por cuidadores para atender o público da educação especial, entre outros desdobramentos.
No campo das iniciativas já implementadas e em andamento, a gestora citou a parametrização dos roteiros do transporte escolar, que já teve 15 adições e mais 15 estão sendo providenciadas. Informou, ainda, que haverá contratação de mais profissionais – por Regime Especial de Direito Administrativo (REDA) e por concurso público – para que os alunos sejam atendidos plenamente.
“É muito importante estarmos aqui reafirmando o nosso lugar de dirigentes e formadores, construindo uma compreensão aprofundada deste momento histórico de retorno do ensino presencial”, comentou a secretária Neurilene, que também é coordenadora do Território de Educação da Região Metropolitana pela Undime.
O presidente da Undime-BA, Raimundo Pereira, destacou a importância desse planejamento articulado no contexto da Região Metropolitana. “Esse encontro nos oportuniza essa percepção de que somos tão diversos, mas compartilhamos dos mesmos problemas e do mesmo desejo de promover uma educação diferenciada”, avaliou, acrescentando que a interação entre os municípios vai inspirar novas iniciativas transformadoras.
- O calendário letivo de 2022, campanha salarial, vacinação dos estudantes, Jornada Pedagógica em sintonia com a nova realidade, inclusão do ensino de língua inglesa e educação física no currículo da educação fundamental, busca ativa para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), entre outros temas, também figuraram na pauta do encontro de dirigentes de Educação.