segunda-feira, 17 mar 2025

Grávidas são vacinadas contra coqueluche

- Publicidade -
Otorrino-campanha

A partir deste mês de novembro, grávidas que estiverem entre a 27ª e a 36ª semana de gestação serão vacinadas contra coqueluche. A vacina, que também protege contra o tétano e a difteria, está disponível nas unidades de saúdes do Município.

A vacina foi inserida no Calendário Nacional de Vacinação do Adulto e com isso as mulheres podem ser imunizadas a qualquer momento. Para receber a imunização, basta comparecer a uma unidade de saúde com o cartão de vacinação e um documento de identificação.

A vacina induz a produção de anticorpos contra a coqueluche na gestante, o que protege os primeiros meses de vida da criança.

A coqueluche é uma doença respiratória infectocontagiosa aguda e pode evoluir para quadros graves, com complicações pulmonares, neurológicas, hemorrágicas e desidratação.

A cada nova gestação, a mulher deve receber uma dose da vacina, já que os anticorpos têm curta duração. A vacina pode ser administrada até 20 dias antes da data provável do parto. Profissionais de saúde que atendem recém-nascidos também devem ser vacinados.

Fonte: Ascom / PMC

Compartilhar:

Michele

Destaques

Mais Notícias
Notícias