quarta-feira, 14 jan 2026

MEC anuncia abertura de 61,5 mil novas vagas para Fies e confirma alta de juros

- Publicidade -
https-www-ba-gov-br-comunicacao-doladodagenteutm_sourcesites-verticaisutm_mediumcpmutm_campaignmorya_regionais-bahia-2025-2_r02utm_contentdisplay

O Ministério da Educação anunciou nesta sexta-feira, 26, a oferta de 61,5 mil novas vagas para o programa de financiamento estudantil (Fies) no segundo semestre deste ano.

Em vídeo postado na página do Ministério no Facebook, o ministro Renato Janine Ribeiro falou sobre as novas vagas e confirmou a informação antecipada pelo Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, de que o programa terá alta de juros, dos antigos 3,4% para 6,5%.

O ministro destacou que, somado à oferta do primeiro semestre, o total de vagas do Fies deste ano alcança 314 mil. “Esperamos nos próximos anos manter este patamar”, ponderou. Janine Ribeiro ainda reforçou informações que o MEC já havia dado sobre priorizar cursos de maior qualidade (com notas 4 e 5), além de cursos nas áreas de Engenharia, Saúde e formação de professores.

As regiões Norte e Nordeste também serão atendidas prioritariamente. “Não quer dizer que cursos nota 3, cursos de outras áreas e outras regiões não serão atendidos, é apenas uma questão de prioridade”, declarou.

O ministro ainda anunciou que as instituições vão oferecer um desconto de 5% nos preços das mensalidades no Fies. “O Fies será mais barato do que se o aluno for à instituição diretamente”, disse.

Fonte: Estadão Conteúdo

Compartilhar:

JN

Destaques

Mais Notícias
Notícias

Homem desaparecido em Camaçari é encontrado sem vida

O desaparecimento de Djalma de Souza Campos, de 60...

Camaçari recebe programa ‘Invest Verde Bahia’; inscrições estão abertas

A fim de fortalecer a competitividade dos negócios locais,...

Atuação de guarda-vidas garante mais segurança nos 42 km de praias de Camaçari

Para garantir mais segurança a moradores, turistas e visitantes...