Médicos em Taiwan removeram mais de 300 pedras do rim de uma mulher depois de ela ter deixado de beber água durante quase duas décadas.
A jovem de 20 anos, cujo nome não foi divulgado, compareceu ao Centro Médico Chi Mei em Tainan com febre intensa e dores na cintura, no dia 8 de dezembro. Quando questionada sobre sua condição, ela disse aos médicos que quase não bebe água e, em vez disso, se hidrata com bebidas agitadas à mão, como chá de bolhas, suco de frutas e bebidas alcoólicas, há anos.
Após verificações preliminares, os médicos perceberam que o rim direito da mulher estava gravemente inchado e fizeram uma radiografia para determinar a causa. Eles ficaram surpresos ao descobrir que estava cheio de mais de 300 pedras variando entre 0,5 e dois centímetros (0,2 e 0,8 polegadas).
Após um procedimento de duas horas chamado nefrolitotomia percutânea, os médicos removeram a enorme quantidade de pedras de seu rim, que, segundo o cirurgião-chefe, Dr. Lin Caiyang, pareciam pequenos pães cozidos no vapor. A mídia local revelou que sua condição estava estável após o procedimento. Ela recebeu alta vários dias depois.
Caiyang listou a genética, a ingestão de água e a dieta como os fatores mais importantes para a formação de cálculos renais, informou o jornal local ETtoday. As pessoas online ficaram surpresas depois que uma foto mostrando as pedras nos rins removidas apareceu em sites de mídia social.
A usuária do Facebook Judy disse: “Existem tantas pedras que você pode usá-las para paisagismo de jardins”. Sugiy Akim comentou: “Beba mais água!” E Chen Yishan acrescentou: “Essas pedras são tão polidas”.