Problema crônico da região metropolitana de Salvador, a poluição sonora vem se constituindo como um dos principais pontos de discórdia, agressões físicas e até assassinatos. Em Dias d’Ávila isso não é diferente, tanto é, que depois das diversas denúncias feitas por populares, aos meios de comunicação e na prefeitura, resultaram na I Audiência Pública sobre o Tema em 2015, no Fórum Municipal, na manhã desta terça-feira, 27.
A promotora do MP local, Liliam Santos, ministrou em quase duas horas de duração, os procedimentos legais que as pessoas devem fazer em relação a vizinhos, templos ou automóveis que estejam abusando do volume do som. Entre as medidas indicadas pela promotora estão a de nunca abordar diretamente a pessoa que está causando a poluição sonora, para evitar quaisquer agressões físicas.
De acordo com Liliam Santos, o certo é registrar o horário, freqüência, endereço, numeração da casa (caso for residencial ou templo), cor, modelo e placa (quando for automóvel). A promotora também informou quais são as medidas tomadas pelas autoridades em relação aos infratores e permitiu que os munícipes participassem ativamente da reunião, com as pessoas podendo se manifestar pelo tempo de dois minutos, cada. Representando a Prefeitura estiveram presentes o Vice-Prefeito, Geraldo Requião, o Secretário de Governo, Justino Francisco e o Coordenador de Agricultura e Pesca, José Paulo.
Fonte: ASCOM \ Prefeitura Municipal de Dias D’Ávila