segunda-feira, 24 mar 2025

Ministro nega reajuste de 40% na conta de luz, mas não fala em valor

- Publicidade -

O ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, afirmou que o aumento médio nas tarifas de eletricidade no país em 2015 será inferior a 40% “com certeza”. Em uma reportagem, o jornal Valor Econômico afirmou que a Aneel prevê um reajuste de 40% no preço da energia, por causa do corte dos subsídios dados pelo governo às distribuidoras desde 2013. “Não creio em (aumento de) tarifa de 40%”, disse o ministro a jornalistas.

Foto: José Varella/Reprodução/Agência Senado/VEJA
Foto: José Varella/Reprodução/Agência Senado/VEJA

De acordo com o ministro, as consultorias independentes têm feito estimativas de aumentos sem levar em consideração os efeitos positivos da melhoria da situação financeira das distribuidoras a ser obtida na revisão extraordinária de tarifas. “Este impacto poderá sofrer uma mudança significativa e uma renegociação por parte das distribuidoras, em função da melhora dos recebíveis, da melhoria da geração de caixa do setor elétrico e que, portanto, poderá implicar em uma melhoria do desempenho financeiro dos contratos que eles fizeram no ano passado”, contou.

Braga informou também que pretende minimizar impactos de reajustes de tarifas na inflação e, para isso, o governo federal avalia intermediar com bancos e distribuidoras de eletricidade alongamento de prazos de empréstimos tomados pelo setor no ano passado.

Sem cravar o reajuste real que haverá em 2015, Braga pediu que a população economize energia elétrica, por causa da falta de chuvas e negou qualquer possibilidade de racionamento elétrico. ”Não há racionamento. A energia existe, mas ela é cara, não tem o mesmo custo que é o da energia hídrica.”

Fonte: Varela Notícias

Compartilhar:

Otorrino

Destaques

Mais Notícias
Notícias

Boulevard Shopping Camaçari recebe exposição inédita do Projeto Tamar

Bancada Biológica acontece nos dias 22/03 e 12/04 (sábados)....

Ex-lateral do Bahia sofre infarto e morre após classificação em campeonato

Auxiliar-técnico do Porto Vitória, o ex-lateral esquerdo Nilmar Filho morreu...

Cadastro de ambulantes para Festival de Arembepe 2025 iniciará nesta segunda (24)

A Prefeitura de Camaçari, por intermédio da Secretaria de...

Médico morre durante parto na Bahia

O cirurgião geral Francisco Xavier do Carmo Filho morreu...