As obras de requalificação no Morro da Manteiga seguem de forma acelerada e a previsão é de concluir em abril. Atualmente, com 80% das intervenções finalizadas, as equipes trabalham no complemento do canal de drenagem, pavimentação de acesso ao equipamento, e na conclusão do revestimento vegetal da encosta do Morro.
Parte integrante das obras do Programa de Urbanização Integrada na Bacia do Rio Camaçari, as intervenções no Morro da Manteiga visam garantir mais segurança para as pessoas que moram nas proximidades e proteger o reservatório de água da Embasa, responsável pelo abastecimento da Sede do Município. A estrutura está instalada em cima do morro.
Além disso, as obras vão contribuir diretamente para a recuperação do rio Camaçari, pois evitam que o material da erosão do morro seja depositado novamente no leito do rio, o que agrava as questões de enchente e inundações nos períodos de chuva.
Para evitar as erosões foram realizadas além da revegetação os serviços de terraplanagem para regularizar as encostas, de drenagem, que incluiu a construção do pé das encostas, e das canaletas horizontais e em degraus, implantadas para facilitar o escoamento da água da chuva até o canal de drenagem central, de onde a água é direcionada para o leito do rio Pedreiras que, por sua vez, deságua no rio Camaçari.
A intervenção incluiu ainda a construção da via que contorna o Morro da Manteiga e é mais um acesso à cidade pela BA-535, mais conhecida como Via Parafuso.
Fonte: Ascom / PMC