Prazo para matrículas nas oficinas de dança e teatro na Cidade do Saber é prorrogado

Interessados em enriquecer os conhecimentos e aprender técnicas práticas de dança e teatro ainda têm chance de integrar alguma das turmas das oficinas do Núcleo de Artes Cênicas (NAC) da Cidade do Saber neste segundo trimestre de 2015. O período de matrículas, que seria encerrado na última sexta-feira (17/04), foi estendido por mais uma semana. O novo prazo final para aproveitar as mais de 200 vagas disponibilizadas é esta sexta-feira (24/04).

Há vagas para oficinas de artes cênicas_Foto Ascom CDS

Buscando fortalecer a identidade artística, estética e sociocultural do indivíduo, as oficinas de Forró, Dança Afro-Contemporânea, Samba de Raiz e Teatro possibilitam a iniciação do educando na linguagem escolhida, instrumentalizando-o com noções práticas e teóricas. Todas as oficinas têm previsão de início na primeira semana de maio e se encerram em junho.

Dança

Desenvolvendo o ritmo e as técnicas do estilo nordestino, a Oficina de Forró é dividida em seis turmas, todas com faixa etária a partir dos 15 anos. Trabalhando a dinâmica dos movimentos corporais através da sua importância na cultura afro-brasileira, a Oficina de Dança Afro-Contemporânea acontece duas vezes por semana e a faixa etária necessária para ingressar no curso é a partir dos 14 anos. Contando com uma única turma com 20 vagas, a Oficina de Samba de Raiz se propõe ao estudo e a prática dos estilos de samba tradicionais como samba de roda, umbigada, chula, e cantigas de roda. Também acontece uma vez por semana e é preciso ter a partir de 14 anos para participar.

Teatro

Já a área teatral conta com duas opções. A Oficina de Teatro para Crianças, propõe um mergulho no universo de Monteiro Lobato e outros escritores através da prática de exercícios de improvisação. As atividades são voltadas para participantes com idades entre 09 e 13 anos, e acontecem duas vezes por semana. Há, ainda, a Oficina de Teatro Popular, que através de jogos de criação e improvisação de cenas e personagens próprios desta linguagem, tem o objetivo de valorizar a cultura popular através do fazer teatral. As aulas vão ocorrer duas vezes por semana e é preciso ter entre 15 e 17 anos para participar.

Matrículas

As matrículas para todas estas atividades são diretas, isto é, por ordem de chegada, sem necessidade de processo seletivo/classificatório, e devem ser realizadas na Secretaria de Cursos da CDS, no período indicado, das 8h às 17h. Os interessados devem estar munidos de documentos de identificação (CPF e RG), comprovante de residência e cartão do Bolsa Família (caso possua). O candidato menor de idade deve estar acompanhado dos pais ou responsáveis e, além dos documentos citados, apresentar o atestado de matrícula na rede regular de ensino.

Mais informações sobre os cursos e oficinas podem ser obtidas no Manual das Oficinas de Artes Cênicas disponível no site da Cidade do Saber (www.cidadedosaber.org.br) e nos murais internos da Instituição. Para falar diretamente com a Secretaria de Cursos, basta entrar em contato pelo telefone (71) 3644-9824.

Fonte: Ascom / CDS