segunda-feira, 25 maio 2026

Professores da Uefs decidem continuar em greve

- Publicidade -

Em assembleia realizada na quinta-feira (21), os professores da Uefs aprovaram a continuidade da greve por tempo indeterminado. Os presentes também encaminharam calendário de mobilizações e reuniões, com as primeiras atividades na sexta (22), quando haverá a discussão da minuta do PL para a revogação da autoritária lei 7176/97, apresentada pelo governo no dia 20, além de nova reunião do Comando de Greve, 14h, na Adufs.

Foto: Divulgação/Adufs
Foto: Divulgação/Adufs

Durante as falas, os professores criticaram o discurso do governo de que alega crise nas contas públicas para justificar a recusa em debater o orçamento das Universidades Estaduais da Bahia (Ueba).

“A proposta apresentada na última quarta (20) fragmenta a pauta e tira o foco da discussão orçamentária, elemento central para o avanço nas negociações. No entanto, é importante registrar que a força da categoria impôs ao governo a convocação da reunião e a proposição da minuta do PL”, alertou Elson Moura, diretor da Adufs.

Os professores defenderam a continuidade do movimento paredista.

Mobilização na greve

Dia 25 deste estão previstas a reunião do Fórum das ADs, 14h, na Aduneb, e participação na aula pública sobre Maioridade Penal, organizada pelo curso de Direito da universidade para às 9h30, no Instituto Gastão Guimarães. O calendário continua com as seguintes ações:

24/05 – Participação na atividade intitulada de Pedalada, organizada pela campanha Feira em Movimento. Concentração às 8h, em frente à pista de skate da praça de Alimentação;

25 a 29/05 – Semana de Mobilização Nacional das Iees/Imes;

26/05 – Reunião com o governo, 9h, SEC;

27/05 – Reunião do Comando de Greve, 9h, Adufs;
– Paralela à reunião, um grupo fará “twitaço” sobre a greve;
– Cine-debate, 15h, em local a definir. Exibição do filme “A memória que me contam”, de Lúcia Murat;

28/05 – Visitar a imprensa;

29/05 – Apoio ao Dia Nacional de Paralisação convocado pelas centrais sindicais.

Fonte: Acorda Cidade

Compartilhar:

Destaques

Mais Notícias
Notícias

Fiscalização encontra problemas sanitários em canteiro da BYD em Camaçari

Banheiros químicos em condições precárias, alimentação transportada sem refrigeração,...

Antes de morrer, Gabriel Ganley já havia relato mal-estar e ‘confusão mental’ após uso de insulina

A investigação sobre a morte do fisiculturista e influenciador digital...