Brincadeiras, jogos lúdicos e atividades educativas marcaram a Gincana dos Bairros, uma das ações sociais promovida pelo Programa Municipal Urbanização Integrada da Bacia do Rio Camaçari. A iniciativa, realizada na manhã desta sexta-feira (16/01), envolveu moradores das comunidades do Morro da Manteiga e dos bairros Nova Vitória e Novo Horizonte.
Durante a gincana, foram desenvolvidas diversas atividades para as crianças, como corrida com pneus, corrida de colher com limão, boliche ecológico com utilização de materiais reutilizáveis, cabo de guerra e provas surpresas, a exemplo de coleta de garrafas pets e construção de vasos para plantio de mudas, além de orientações sobre consumo consciente e sustentabilidade. Ao final da competição, o primeiro e o segundo lugar receberam premiações.
Membro do Grupo de Educadores Ambientais do programa do rio Camaçari, Jorge Sabino, de 48 anos, fez questão de acompanhar a gincana. Ele considera a ação importante, “pois contribui para conscientização dos moradores sobre a importância da preservação do meio ambiente, uma vez que trabalha questões relacionadas à proteção ambiental”, observou.
A dona de casa Jucilene Barbosa, de 36 anos, aproveitou a oportunidade para levar a filha Laura Beatriz Santos, de 4 anos, e a sobrinha Emile Santana, de 10 anos, para a gincana. “Acho muito boa as ações que incentivam o aprendizado das crianças por meio de atividades lúdicas”, disse a moradora, ao demonstrar satisfação pelo programa do rio Camaçari que, segundo ela, traz melhorias e desenvolvimento para a cidade.
De férias escolares, as crianças aproveitaram o tempo livre para brincar. A estudante Emile Santana participou de jogos e das atividades recreativas. “Hoje foi um dia divertido, as acrianças puderam se distrair e brincar fora de casa”, disse entusiasmada.
Realizada pela Sehab (Secretaria da Habitação), através da Hollus, empresa executora do trabalho técnico social das obras do Rio Camaçari, a Gincana dos Bairros incentiva brincadeiras lúdicas e saudáveis para as crianças. A ação contou com o apoio da STT (Superintendência do Trânsito e Transportes).
Fonte: Ascom / PMC