Do óleo bronzeador ao queijo coalho, tem sempre um vendedor oferecendo soluções e comodidades durante o seu momento de lazer. Mas, como identificar a qualidade dos produtos, higiene e bom atendimento? Uma nova iniciativa pretende resolver esse dilema. Uma parceria entre o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e as secretarias de Turismo (Setur) e Serviços Públicos (Sesp) vai promover qualificação, identificação e ordenamento da ação dos ambulantes na Costa de Camaçari.
O projeto faz parte do programa Trilhas do Empreendedor, realizado através de um convênio entre a Prefeitura de Camaçari e o Sebrae. Para garantir a efetivação do programa, o secretário de Turismo, Gilvan Souza, de Serviços Públicos, Armando Mansur, e o gestor de projetos do Sebrae, Paulo Azevedo, se reuniram nesta quarta-feira (15/05), na sede da Sesp. A reunião teve como pauta o alinhamento das ações e definição de um cronograma de atividades.
A Trilha Economia da Praia vai atender aproximadamente 400 vendedores ambulantes cadastrados pela Sesp, com residência e atuação comprovadas no município de Camaçari. Esse primeiro momento irá contemplar os empreendedores autônomos que atuam na economia de praia através de uma abordagem que terá como foco as praias da Costa de Camaçari, trabalhando com os seguintes temas: qualidade no atendimento, boas práticas de higiene e manipulação dos alimentos, assim como a modernização da atuação com a inserção de meios eletrônicos de pagamento.
As secretarias vão trabalhar integradas para fortalecer as ações executadas pelo Sebrae e garantir que os profissionais capacitados tenham prioridade e identidade, tornando-se, assim, parceiros da promoção do turismo. “Fico com o entendimento do pertencimento que a ação de capacitação integrada vai gerar para os empreendedores da economia da praia. É uma ação de elevação da autoestima do permissionário aliado ao processo de qualificação continuada para melhor atender o turista”, define Paulo Azevedo.
Com uma média de 1.500 ambulantes cadastrados no município, o secretário de Serviços Públicos, Armando Mansur, comemora os avanços para o ordenamento desse setor. “Com nossos ambulantes sendo capacitados e estando uniformizados, o turista se sente mais seguro. Com essa certificação e a identificação, eles se tornam profissionais. Isso é bom para todo o município, pois vai gerar mais emprego, renda e fomento econômico”, avalia.