Operação policial realizada nesta quinta-feira (3) prendeu 14 acusados de integrar uma organização criminosa envolvida com tráfico de drogas, homicídios e roubos a banco. A operação Rursus, liderada pelo Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), cumpriu mandados de prisão em Alagoinhas, Salvador e Lauro de Freitas.
De acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-BA), 11 suspeitos foram presos em Alagoinhas por equipes do Draco, da Coordenação de Operações Especiais (COE), do Cati do Depin e da Cipe Litoral Norte da PM. A SSP-BA afirma que todos possuíam mandados de prisão.
Outras três ordens judiciais foram cumpridas no Complexo Penitenciário de Mata Escura e no Conjunto Penal de Lauro de Freitas. Segundo informações policiais, os três detentos são líderes da facção sediada em Alagoinhas, determinavam crimes e gerenciavam a venda de drogas, através de troca de mensagens e ligações telefônicas.
“Há um ano e sete meses investigamos esse grupo criminoso. Eles também cometiam assaltos contra casas lotéricas e joalherias”, ressaltou a titular da Coordenação de Narcóticos do Draco, delegada Andréa Ribeiro.
O principal foco da operação foi a cidade de Algoinhas, onde as equipes cumpriram mandados nos bairros de Conjunto Nunce Pereira, conhecido por B13, Feiticeira, Alecrim e Barreiro.
Conforme a SSP-BA, com um dos acusados foram apreendidos um revólver calibre 38 e munições.
Os cães Jade (Cockerspaniel), Hoss (Pastor Alemão) e Sonic (Labrador), do Canil da COE, auxiliaram na vistoria dos imóveis usados pelos suspeitos, onde foram apreendidas porções de entorpecentes.
“O nosso foco principal era retirar esses criminosos das ruas. Como nas outras operações, o trabalho continua, pois o crime é dinâmico. Importante é combatermos sempre”, destacou o diretor do Draco, delegado Marcelo Sansão.