Nesta segunda-feira (9), às 14h, no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador, Praça Tomé de Souza, será realizada a audiência pública para discutir a reabertura do Hospital Espanhol.
Solicitada por Clarindo Silva à Comissão de Saúde da Câmara dos Vereadores, a audiência é mais um passo na luta que reúne cidadãos de Salvador pela volta ao funcionamento da unidade. Foram convidados representantes dos sindicatos de todas as categorias envolvidas, ex-funcionários do Hospital Espanhol, os conselhos de classe, Ministério Público e representantes da Justiça.
O Hospital Espanhol fechou as portas no dia 30 de setembro de 2014 e até hoje há mais de 2 mil funcionários – médicos, enfermeiros, odontólogos, nutricionistas, assistentes sociais, fisioterapeutas, técnicos, auxiliares de serviços administrativos, entre outros – que entraram na Justiça e reivindicam seus direitos.
O destino do hospital ainda está sendo decidido judicialmente. Com o fechamento da unidade, Salvador perdeu 270 leitos hospitalares , 60 de UTI adulto e 12 de UTI neonatal, além de centros cirúrgicos, centro de hemodiálise, unidade coronariana , ambulatórios, centro de imagem, laboratório, entre outros equipamentos.
O Hospital Espanhol foi criado há 135 anos por pioneiros emigrantes da comunidade hispano-galega radicada na Bahia, no final do século XIX.