Promovido pela Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria de Saúde, a ação Sesau Fila Zero deu o pontapé inicial nesta segunda-feira (10). O objetivo é zerar a fila de espera de exames, consultas e cirurgias eletivas do período de setembro de 2019 a agosto de 2021. Ao todo, são quase 95 mil procedimento em fila de espera nesse período. A ação, que tem previsão de durar seis a oito meses, atenderá diariamente, de segunda à sábado, 350 pessoas, sendo 250 para consultas e exames e 100 para cirurgias.
Secretário de Saúde, Elias Natan, explica a ação. “Todas as pessoas que serão atendidas no Sesau Fila Zero foram e estão sendo agendadas nas unidades de saúde após passarem pela consulta de validação que iniciamos em outubro nas unidades de saúde. Nossa equipe tem ligado para os usuários da fila de espera para passarem por essa consulta, que tem o objetivo de verificar se a pessoa ainda tem a necessidade de realizar o exame, a consulta ou a cirurgia, e após isso agendar o dia que o usuário será atendido no Fila Zero”, detalha o secretário.
Foto: divulgação
Elinaldo Araújo, Prefeito de Camaçari, destaca a importância da ação. “A previsão inicial é de um investimento de R$ 10 milhões. Se necessário for, iremos ampliar a ação além do período previsto. Só iremos parar quando zerarmos a fila de espera. Camaçari tem saído na frente em muitas ações na saúde. No enfrentamento a pandemia saímos na frente com os leitos de UTI e leitos clínicos. Além da ampliação do atendimento nas unidades de saúde para pacientes sintomáticos. Depois saímos na frente com o Centro de Vacinação. E agora, estamos saindo na frente de novo para zerar essa fila de espera que se agravou durante a pandemia da COVID-19”, destaca.
Para saber se está habilitado para ser atendido no Sesau Fila Zero o usuário, que entrou na fila de espera no período de setembro de 2019 a agosto de 2021, deve ir até a unidade de saúde de seu bairro ou ligar para o call center 156.
“Todas as unidades de saúde têm a relação nominal das pessoas. O mesmo no call center. Aqui no Sesau Fila Zero só estamos atendendo as pessoas que já passaram pela consulta de validação na unidade de saúde”, explica Elba Brito, diretora de Controle e Avaliação do SUS.
Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Paulo Costa, acompanhou o início do Sesau Fila Zero de perto. “Estou muito feliz em ver essa ação sendo iniciada. Nós do conselho temos batido nessa tecla da fila de espera por muito tempo. Parabenizo, em nome do conselho, o secretário Elias Natan e o prefeito Elinaldo pela coragem em encarar esse problema de frente e trabalhar para resolvê-lo“.
Foto: divulgação
Junto com o Sesau Fila Zero começou também o recadastramento do cartão SUS municipal para o cartão Viva + Saúde. O objetivo é recadastrar todos os usuários do sistema de saúde municipal e acabar com a invasão de pacientes de outros municípios que fazem uso dos recursos investidos na saúde do município. Atualmente Camaçari tem pouco mais de 330 mil habitantes e mais de 600 mil cartões SUS.