A Sesau (Secretaria da Saúde), através da Coordenação de Vigilância Sanitária, iniciou o terceiro turno de trabalho, para fiscalizar as condições de funcionamento de estabelecimentos comerciais que ficam abertos à noite.
Durante as visitas, que acontecem as sextas-feiras e aos sábados, das 17h às 21h, os agentes sanitários inspecionam os estabelecimentos para avaliar a qualidade dos serviços prestados, higiene pessoal, estado de conservação dos produtos, armazenamento de alimentos, além do manejo do lixo e higienização de ambientes. As inspeções são feitas em bares, lanchonetes, pizzarias, casa de shows, farmácias e salão de beleza.
Ao final de cada visita é emitido um relatório. Se constatada irregularidades, o dono do estabelecimento será notificado e deve regularizar a situação para dar entrada na liberação do alvará sanitário. O documento é entregue em 24 horas, após o pagamento das taxas.
Quem deseja abrir um estabelecimento comercial também deve estar atento às normas sanitárias. Os comerciantes devem observar diariamente as condições de higiene e segurança do estabelecimento comercial. É importante observar as orientações educativas que possam surgir a cada visita da Vigilância Sanitária, para que a situação seja regularizada.
Fonte: Ascom / PMC