Estudo divulgado, nesta segunda-feira (1º), pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) aponta que 15% das micro e pequenas empresas brasileiras estudam demitir nos próximos três meses, a uma média de dois funcionários por empresa. E que apenas 9% dos micro e pequenos empresários varejistas e prestadores de serviços (MPEs) pretendem contratar nos próximos três meses, uma média de três trabalhadores por empresa.
O cenário político-econômico é o principal desafio empresarial e foi apontado por 32% dos entrevistados no estudo como a maior dificuldade para a expansão dos negócios. A pesquisa considerou apenas as micro e pequenas empresas com mais de um funcionário com um faturamento médio anual de R$ 439 mil e mensal de R$ 36,5 mil.
A maioria dos entrevistados pertence ao varejo (52,5%), nos segmentos alimentício e de vestuário, materiais de construção e de móveis e decoração. Já o setor de serviços, com 47,5% dos entrevistados, reúne empreendedores nos segmentos alimentício e serviços financeiros, tecnologia e informática, transportes e saúde.
Fonte: Correio 24 Horas