Chuva: Município discute ações preventivas

A Prefeitura tem trabalhado para que a população não seja prejudicada com a chuva que ocorre no Município nos últimos dias. As ações preventivas foram discutidas com algumas secretarias municipais, em reunião promovida pela Seops (Secretaria de Ordem Pública e Sustentabilidade), na tarde de ontem (09/04). Em seguida, o prefeito Ademar Delgado reuniu com o secretário da Ordem Pública e Sustentabilidade, Francisco Franco, e com o coordenador da Defesa Civil, Maurício Bomfim.

seops_reuniao_operacao_chuva_foto_agnaldo_silva_09042015 (7) seops_reuniao_operacao_chuva_foto_agnaldo_silva_09042015 (24)

Na ocasião, foram discutidas as medidas preventivas que as secretarias vêm realizando no Município, com objetivo de reduzir as ocorrências e contribuir para evitar danos com o aumento do volume de água. Dentre as intervenções estão a limpeza de bueiros, drenagem dos rios que cortam a cidade e limpezas nos canais e vielas.

Ainda como prevenção, a equipe da Defesa Civil monitora diariamente a previsão do índice pluviométrico, além de percorrer a cidade com o objetivo de identificar possíveis pontos críticos.

De acordo com os dados do índice pluviométrico, o maior volume de água foi registrado quarta-feira (08/04), na localidade de Machadinho, com 67,8 milímetros. Do dia 1º até quarta-feira (08/04), ainda com base nos dados fornecidos pelas unidades de monitoramentos, no bairro Gravatá o volume de chuva foi de 19,8 milímetros e 33, em Areias, na orla.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, Mauricio Bonfim, o órgão não registrou nenhuma ocorrência de maior relevância em função da chuva dos últimos dias. Ainda de acordo com o coordenador, a previsão é de que a chuva, que teve início no dia 1º de abril, continue até a próxima terça-feira (14/04). Apesar de não ter ocorrido nenhum registro, a Defesa Civil atua em regime de plantão 24 horas e se houver necessidade a equipe da Operação Guarda-Chuva será acionada.

Para a população acionar a Defesa Civil e a Operação Guarda-Chuva basta ligar para os números 199 ou 3622-7792. O atendimento funciona 24 horas.
PREVENÇÃO

Com cerca de 200 profissionais das secretarias dos Serviços Públicos, da Infraestrutura, da Habitação, além da STT (Superintendência de Trânsito e Transporte) e Limpec (Limpeza Pública de Camaçari), a equipe da Operação Guarda-Chuva dispõe do suporte de viaturas, caminhões e caçambas.

PRESENÇAS

A reunião contou com as presenças dos secretários da Ordem Pública e Sustentabilidade, Francisco Franco, da Habitação, João Bosco, e representantes das secretarias do Governo, dos Serviços Públicos, da Infraestrutura, da STT, Limpec, Corpo de Bombeiro e Defesa Civil.

Fonte: Ascom / PMC