domingo, 08 mar 2026

Chuva provoca destruição e deixa famílias desabrigadas

- Publicidade -

A frente fria que chegou ao Estado no último final de semana deve continuar até domingo, 23. A informação, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), preocupa famílias e o poder público de vários municípios, a exemplo de Bom Jesus da Lapa (a 779 km de Salvador).

Cerca de 48h de chuva deixou mais de 700 famílias desabrigadas, segundo o prefeito Eures Ribeiro. Os moradores foram levados para dez escolas e sedes religiosas.
Na segunda-feira, 17, foi decretado estado de emergência. Nesta terça, 18, a Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec) enviou equipe técnica à cidade para auxiliar a prefeitura a conduzir a situação.

“Casas e ruas estão destruídas e estamos com medo do que pode acontecer até domingo. Estamos fazendo tudo o que podemos. Mas precisamos da ajuda do estado para traçar estratégias para ajudar as pessoas”, destacou Ribeiro.

Segundo ele, 40% dos bairros foram afetados. Situação mais crítica é em Beira Rio – perto do mercado municipal -, onde mais de 95% do local foi alagado. Apesar dos transtornos, não houve registro de mortes.

O superintendente da Sudec, Salvador Brito, afirma que problemas causados pela forte chuva devem-se à má infraestrutura dos municípios e que impactos em Bom Jesus da Lapa serão avaliados.

Outras cidades
Em Euclides da Cunha (a 326 km da capital), 23 famílias desabrigadas foram encaminharam para o Abrigo São Vicente de Paula, a Associação da Criança e do Adolescente e casas alugadas pela prefeitura.

A secretária da Assistência Social, Jaqueline Carvalho, disse que o município também decretou estado de emergência neste terça: “Estamos fazendo o levantamento da situação para formalizar o decreto”.

Em Jussiape, na Chapada, o rio de Contas – que corta a região – transbordou. Produtores rurais chegaram a retirar o gado das fazendas. A barragem Duas Ilhas, que abastece o município, alcançou o nível mais elevado dos últimos dez anos.

Em Barra do Choça, no sudoeste, chuva fez subir o nível da barragem Água Fria 1 – afastando o fantasma do racionamento em Vitória da Conquista -, mas também causou estragos. No bairro Bom Retiro, a pista cedeu e estourou a tubulação de esgoto. Postes de energia elétrica caíram e várias casas estão ameaçadas de desabar.
Em Queimadas (a 300 km de Salvador) e Juazeiro (a 509 km da capital) alagamentos causaram transtornos para a população, de acordo com informações da Sudec.

Em Barra do Choça, pista cedeu, estourou tubulação de esgoto, derrubou postes e casas podem desabar
Em Barra do Choça, pista cedeu, estourou tubulação de esgoto, derrubou postes e casas podem desabar

Em Itabuna (a 316 km da capital), segundo o coordenador da Defesa Civil, Roberto Aveline, o rio Cachoeira transbordou, mas a rotina está voltando ao normal. “Famílias foram deslocadas por prevenção. Porém a situação já está normalizada e a cidade está sendo monitorada”, disse.

A meteorologista Cláudia Valéria, do Inmet, afirmou que chuvas fortes são comuns no sul, sudoeste e oeste nesta época e que a frente fria atual alcançou todas as regiões.

Fonte: A Tarde

Compartilhar:

Destaques

Mais Notícias
Notícias

Confira programação oficial do Festival de Arembepe 2026

Camaçari se prepara para viver um dos momentos mais...

Boulevard Camaçari celebra Dia da Pipoca com ação especial no Cinemark

_Iniciativa oferece até 10 litros de pipoca por preço...

Operação Chave Mestra desarticula esquema criminoso de subtração de veículos

Desarticular um esquema criminoso voltado à subtração de veículos...