CETEP
segunda-feira, 14 outubro, 2024

Fake news – Sesp desmente informações sobre exumações no Cemitério Jardim da Eternidade

- Publicidade -
CETEP

A Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp), esclarece que não procede a informação que circula nas redes sociais sobre o redirecionamento dos coveiros de Camaçari para o Cemitério Jardim da Eternidade, no bairro da Gleba H, a fim de realizar cerca de 2.500 exumações sem aviso prévio aos seus familiares.

A Sesp informa, ainda, que a exumação dos corpos só irá ocorrer após a realização de um estudo técnico e a comunicação prévia com seus familiares. A pasta ressalta ainda, que, para tal, está respaldada no art. 3º da Lei Federal n.° 13.979/2020, a qual discorre que poderão ser adotadas a exumação, necropsia, cremação e o manejo de cadáver, como medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente da pandemia do novo coronavírus.

E quanto aos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) que os coveiros alegam estar defasados, ou seja, inadequados para a realização do sepultamento de corpos cuja causa da morte foi pela Covid-19, a secretaria reforça que esta informação também não procede, tendo em vista que a Sesp tem buscado atender todas as necessidades desses profissionais. Sobre a redução da insalubridade concedida aos coveiros de 40% para 20%, a Coordenadoria de Serviços Diversos da pasta informa que, em 2017, quando a atual gestão assumiu, a redução já havia sido feita, através de estudos realizados e que a mesma ocorreu em maio de 2014.

Compartilhar:

NM

Destaques

Mais Notícias
Notícias