Profissionais que vão atuar na área interna do Camaforró iniciam cadastro

Teve início nesta segunda-feira (27/5) o processo de cadastramento para barraqueiros, baleiros e vendedores ambulantes de itens diversos interessados em atuar na área interna do Camaforró 2024, realizado no Espaço Camaçari 2000, localizado na Avenida Jorge Amado.  Este ano, a tradicional festa, que acontece entre os dias 13 e 15 de junho, com o tema “Esquenta São João”, abre o São João da Região Metropolitana de Salvador (RMS).

Os referidos profissionais avaliaram como positiva a mudança da data dos tradicionais festejos, acreditam em vendas aquecidas no período, e aprovaram a grade de atrações do evento. Como é o caso da moradora do bairro Santa Maria, Iraci Chagas, 64 anos, que comentou sobre a antecipação da data e atrações confirmadas. Ela, que vai comercializar bebidas durante os três dias de festa, falou que, “são dois pontos positivos que fazem a gente acreditar que a venda será melhor que no ano passado, porque nenhuma outra cidade vai ter festa no mesmo período. Então, todos vão vir para Camaçari”, destacou animada.
Outro profissional informal, que está confiante de que venderá muito amendoim cozido este ano, é Ismael de Souza, 45 anos. Ele, que é morador do bairro Nova Vitória, revelou que, “no ano passado eu não tive nenhuma dificuldade de vender meu produto, imagina no Camaforró desse ano, que vai ter bandas de peso e deve atrair muita gente. Vou vender tudo, com fé em Deus, sem desperdícios”, disse otimista.

O cadastramento, que segue até terça (28), das 9h às 16h, acontece na Casa do Trabalho, localizada na Rua Vera Lúcia Pestana Frois (antiga do Migrante), s/n, Centro, é realizado por meio da comissão mista formada por oito integrantes, com representantes da Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp), da Coordenação de Eventos, setor vinculado à Secretaria de Governo (Segov), e da Associação dos Barraqueiros de Festas Populares do Município de Camaçari (ABFPC), que, juntos, são responsáveis por definir questões relativas ao ordenamento e funcionamento do espaço interno do Camaforró.

De acordo com Oderval Eloy, representante da Coordenação de Eventos, a estimativa dos organizadores é inscrever 160 trabalhadores de barracas fixas, que irão comercializar alimentos e bebidas, além de vendedores ambulantes de itens diversos, a exemplo de amendoim, doces, brinquedos, adereços, entre outros. “Calculamos um total de 210 trabalhadores cadastrados. Estamos procurando atender todas as pessoas vinculadas à associação”, pontuou.

Ainda, segundo Oderval Eloy, “em conjunto, definimos questões voltadas para o ordenamento e funcionamento do espaço, priorizando a situação atual de cada cadastrado, levando em conta a idade, o tempo de associação, entre outros aspectos”.

Vale lembrar que, para efetuar o cadastramento, os barraqueiros, baleiros e vendedores ambulantes de itens diversos devem apresentar RG, CPF, comprovante de residência e título de eleitor, documentação exigida no ato da inscrição.