Segurança reforçada garante tranquilidade na 1º noite do Camaforró 2024

Com foco em manter a segurança das pessoas que vão curtir o Camaforró 2024, uma equipe de trabalho integrado, composta por agentes da Defesa Civil, das polícias Militar e Civil, do Corpo de Bombeiros Militar, entre outros, irá atuar durante os três dias do evento, a fim de manter a tranquilidade de festa.

Nesta quinta-feira (13/6), na abertura do evento, a delegada titular da 18º Delegacia Territorial (DT) de Camaçari, Daniele Monteiro, falou que a Polícia Civil está trabalhando com um efetivo de, aproximadamente, 35 policiais por dia da festa. “Apesar de terem sido registradas algumas ocorrências de furtos de aparelho celulares, o que é comum acontecer nesses tipos de festa, o primeiro dia do evento foi bem tranquilo. Por isso, orientamos a comunidade a guardar o celular e ter bastante atenção”. A policial acrescentou, ainda, que, para o segundo dia do Camaforró, sábado (14), a expectativa é que seja mais movimento. Por conta disso, está previsto o aumento de efetivo no circuito da festa.

Visando auxiliar o trabalho das equipes, a Prefeitura de Camaçari instalou por todo o Espaço Camaçari 2000, câmeras de videomonitoramento do tipo speed dome (com giro 360°), que possuem visão noturna, detecção de movimento (autotracking) e reconhecimento facial, além dos equipamentos fixos, também com visão noturna e reconhecimento facial.

O 12º Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Camaçari faz o patrulhamento ostensivo no circuito da festa e no entorno. A corporação conta com a ajuda de câmeras de videomonitoramento, com reconhecimento facial, que auxiliam na eficácia do trabalho.

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) de Camaçari atua com todo o efetivo do órgão trabalhando no espaço, além do funcionamento 24 horas do call center. De acordo com o coordenador Ivanaldo Soares, foram feitos trabalhos de prevenção, antes de começar o evento, e estão sendo realizados durante também, a fim de observar todos os detalhes. “Mais uma vez, o Camaforró é um sucesso. Parabenizo a população, que está prestigiando essa festa tão importante e cultural, com atrações maravilhosas e, sobretudo, tranquila. Saber que as pessoas, que vêm se divertir, confiam no nosso trabalho, nos deixa ainda mais realizados para cumprir o nosso papel. A cidade ganha e nós, que integramos a força de emergência, trabalhamos satisfeitos”, afirmou.

A fim de prestar atenção específica às mulheres, a Delegacia Especial de Atendimento (Deam) também atua no evento. A segurança do Camaforró também conta com a participação de efetivos do 10º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM); do Juizado da Infância e Juventude de Camaçari, e do Conselho Tutelar.

Realizado pela Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria de Governo (Segov), através da Coordenação de Eventos, com o tema “Esquenta São João”, o Camaforró 2024, que acontece no Espaço Camaçari 2000, marca a abertura do São João da Região Metropolitana de Salvador (RMS). As festividades são realizadas, ainda, nos dias 14 e 15 de junho (sexta-feira e sábado).

Em caso de emergência, alguns telefones úteis são: Polícia Militar – 190; Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192); Corpo de Bombeiros – 193; Defesa Civil – 199; Rede de Apoio às Mulheres – 180; e Juizado da Infância e Juventude – (71) 3621-8716 e 3621-8716 (dia) ou (71) 98245-8413 (noite).