Dia de São João é feriado? Entenda

O famoso São João é comemorado em diversas regiões do Brasil. Porém, não pode ser considerado um dia de descanso para todos, já que somente algumas localidades consideram o festejo junino um feriado.

As comemorações do São João, dia 24 de junho, assim como as outras que acontecem neste mês, a exemplo de Santo Antônio (13 de junho) e São Pedro (29 de junho), não estão previstas no calendário oficial de feriados e pontos facultativos de 2024, pois se tratam de comemorações locais, divulgadas pelo Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI).

No entanto, alguns estados e municípios possuem decretos que consideram o dia como feriado. Apenas quatro capitais brasileiras comemoram o São João como feriado, entre elas, Salvador. As demais são: Aracaju (SE), João Pessoa (PB) e Recife (PE). Nos estados de Alagoas e Bahia, o feriado é estadual.

As cidades conhecidas pela disputa do título de maior e melhor São João do mundo, Campina Grande (PB) e Caruaru (PE), também celebram a data como feriado. Fora do Nordeste, no dia de São João, o município de Niterói (RJ) tem feriado municipal.

Acompanhe os próximos feriados:

7 de setembro – Independência do Brasil

12 de outubro – Nossa Senhora Aparecida

2 de novembro – Finados

15 de novembro – Proclamação da República

20 de novembro – Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra

25 de dezembro – Natal

Pontos facultativos:

28 de outubro – Dia do Servidor Público federal

24 de dezembro – Véspera do Natal

31 de dezembro – Véspera do Ano Novo

 

A tarde